quarta-feira, 29 de junho de 2011

Relatório do Telefone de latinha

3>Descreva em 7 passos a construção do telefone:

1- Primeiro lavamos a latinha que será utilizada, no nosso caso, latinhas de leite condensando;







2 - Arrumamos a borda da latinha;



3 -  No nosso caso, apenas utilizamos o prego para furar o fundo da latinha;
4- Cortamos 10 m de barbante;

5 - Passamos o barbante pelas duas latinhas;
6 - Amarramos o barbante, para que não passe pelo furo;
7 -  Vamos ao esperado, ver se o telefone está funcionando, de modo que alguém escute o que foi dito do outro lado;

Fonte das Imagens: Grupo 1 -3A - Idesa







Relatório do Telefone de latinha

Nome
Número
Série e Turma
Juliana J. Palhares
13
3ºA
Karina J. Oliveira
14
3ºA
Mariana Sever
20
3ºA
Nayara Gobbo
25
3ºA

Relatório do Telefone de latinha

1>Objetivo do Trabalho:

Construir um telefone de latinha, que contém duas latinhas e um fio de barbante,  aprender conceitos físicos relacionados a ondas e acústica,  e cumprir uma prova mínima de 20 palavras por minuto.

Relatório do Telefone de latinha

2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais) :
2 latinhas de leite condensado;
2 copinhos;
Barbante;
Tesoura;
Prego;
Fita métrica;

Relatório do Telefone de latinha

3>Descreva em 7 passos a construção do telefone:

Relatório do Telefone de latinha

 4>Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente:

Fenômenos Ondulatórios: refração, difração.


Classificação: mecânica, longitudinal, unidimensional (corda).
Fonte imagem:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7x5KGzrqn0t8esftVFrA-hrNQtexMn_3iiJz5R9Jewq_Hro5FfRaxwEW64lJNAQ76z7tdWVPL9Hg2B9wUBB_hLc5OAAt5Khg5BFOJsUWwLoWfVVs7akgBlZozqHJEVg411X0h77ku4mA/s1600/04telefone_lata1.jpg&imgrefurl=http://idesa-grupo4-2c.blogspot.com/2011/05/primeiro-teste.html&usg=__VM1Cl9R2nocNzp0SSxFMOwmOEks=&h=305&w=480&sz=31&hl=pt-BR&start=0&sig2=dUb36Es8lmVai8i5-vlAWQ&zoom=1&tbnid=LMUu9JdMQnPWDM:&tbnh=99&tbnw=156&ei=aGALTqyNM-m20AH55sF4&prev=/search%3Fq%3Dtelefone%2Bde%2Blatinha%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1366%26bih%3D566%26tbm%3Disch%26prmd%3Divns&itbs=1&iact=rc&dur=281&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=50&ty=46

 

Relatório do Telefone de latinha

5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto):
 
Fizemos dois projetos;

- No primeiro, com 2 latinhas de leite condensando, conseguíamos escutar o som, porém, não havia muita clareza nas palavras.

- No segundo, utilizamos 2 copos plásticos, e com ele conseguíamos entender melhor o que era falado, e foi o qual usamos em nossa ultima disputa em sala.

Relatório do Telefone de latinha

6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas):
 
Problema                                                    Solução
Som incopreensivel;     
                        Trocamos a latinha, por copinhos de plástico.

Difilcudade em entender                      Soletramos as palavras.
as frases;

Relatório do Telefone de latinha

7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas:

Massa da cordinha

Comprimento
Densidade linear
Dimensão da abertura da latinha

15g

10 m
1,5g/m
6,5cm
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
Freqüência
do som emitido pelo aluno
Velocidade
do som na cordinha
Número de palavras por minuto
1,7m


100 – 200Hz

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12

Relatório do Telefone de latinha

8> Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:


Fio
L
Observações

Nylon

5 m

Não dá para ouvir muito bem.
10 m
Continuamos sem ouvir bem o que é dito do outro lado.
15 m

Não entendemos absolutamente nada.

5 m

Conseguimos escutar as palavras, porém, havia eco.

Barbante

10 m
Ouvimos claramente o que é dito

15 m

Não conseguimos compreender o que foi dito.

Relatório do Telefone de latinha

9> Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior:
 
Com o fio de nylon a comunicação entre as integrantes do grupo ficou praticamente impossível, pois não conseguíamos escutar o que era dito do outro lado.
Já, com o barbante, com 10 m conseguimos escutar claramente o que era dito, quando o fio aumentou para 15 m ainda assim, conseguíamos entender o que era dito, porém o som era muito baixo, e tínhamos que muitas vezes soletrar letra por letra, e com 5 m junto com o som da voz de nossa colega havia um eco.

Relatório do Telefona de latinha

10> Utilize o espaço para colocar as contas do item 7:
Densidade linear:d = m/c
 d = 15/10
d = 1,5 g/m

m : massa da corda(g)
c: comprimento da corda (m)
 Comprimento da onda:

Vel. do som/Freq. do som
= 340/200
= 1,7m

Relatório do Telefone de latinha

11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;

Quando fomos construir o telefone de latinha tivemos de aprender alguns conceitos sobre o som e acústica, e aprendemos que de acordo com a vibração das nossas cordas vocais o ar agita-se e se propaga em todas as direções.
Com o material que utilizamos, essas ondas de vibração eram transmitidas através do barbante, o qual fazia a ligação entre as latinhas, transmitindo o que foi dito em uma para outra

Relatório do Telefone de latinha

12> Conclusão Final:
Na primeira impressão o trabalho foi considerado fácil pelo grupo, porém, com o começo das provas percebemos que para se passar uma frase é muito difícil, a qual necessita de muitos treinos e testes com vários tipo de telefone diferentes, desse modo, aderimos depois a usar copinhos plásticos ao invés das latinhas de leite condensando, e começamos a soletrar as palavras.
De modo geral, nós gostamos do trabalho, no qual nos divertimos também, mas, nosso objetivo de passar para próxima fase não foi atingido, achamos que isso aconteceu no fato de perdermos muito soletrando palavras.