sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Questão 1

Relatório do Robô Gladiador - 3º Trimestre

Nome
Número
Série e Turma
Juliana Junqueira Palhares
13
3ºA
Karina Junqueira Oliveira
14
3ºA
Mariana Sever
20
3ºA
Nayara Gobbo
25
3ºA
Jéssica Paschoal
36
3ºA

Questão 2

Objetivo do Trabalho:
Construir um robô gladiador, a partir de conceitos físicos (exemplo: circuito elétrico), cumprir a prova mínima de estourar duas bexigas e, estourar a bexiga do robô adversário, tomando cuidado para não passar a marcação da arena ou puxar o robô pelo fio.

Questão 3

Descreva as funções de cada elemento do grupo:

Juliana: responsável pela elaboração do relatório e a compra de materiais;
Karina: responsável pela elaboração do relatório;
Mariana: construção do robô (parte elétrica e mecânica) e a compra de materiais;
Jéssica: construção do robô(base);
Nayara: auxilio na construção do robô(parte elétrica e mecânica); 

Questão 4

Descrever todos os materiais adquiridos e utilizados na construção do robô, juntamente com seus respectivos valores (no final de o total do gastos):
Materiais que já tínhamos em casa:
-Papelão;
-Caixa de óculos;
- 2 CD’s;
-Caixa de CD;
- Bexiga;
Materiais Comprados :
- 4 metros de fio de quatro vias – R$ 4,0
- Três chaves de três posições– R$3,0
-Dois motores de 3 V– R$ 10,0
-2 Suportes para pilhas– R$ 2,0
-Rodinha dianteira– R$ 6,0
-Ferro de Solda– R$18,0
-Estanho (para fazer as soldas)– R$2,0
Tinta (pintar o robô) – R$ 8,0
Total de gastos: R$ 53 reais.

Questão 5



Descreva seu projeto e desenhe o mesmo neste local, colocando todas as suas dimensões:

Primeiramente nosso grupo juntou todos os materiais necessários para a realização do projeto, e demos início a construção da base.
Base: papelão (comprimento = 28 cm, largura=13 cm), rodinha dianteira, escudo e os motores, que estão ligados ao controle.

Depois de a base estar pronta, começamos a construção da parte elétrica, fizemos a montagem do controle e as ligações necessárias para o funcionamento do robô. Os fios que fazem a ligação, por onde passam a corrente elétrica, saem do controle e vão para os motores.
Controle: caixinha de óculos, duas chaves de três posições, e pilhas, as quais estão em um suporte.

E por último montamos a parte de defesa do robô que consiste nos espetos e no escudo.





Questão 6

Faça uma pesquisa sobre robôs (início, inventor, aplicações, onde se utiliza, etc.):

O primeiro projeto documentado de um autômato humanoide foi feito por Leonardo da Vinci por volta do ano de 1495.
O primeiro autômato funcional foi criado em 1738 por Jacques de Vaucanson, que fez um andróide que tocava flauta.
Muitos consideram o primeiro robô, segundo as definições modernas, como sendo o barco teleoperado, similar a um ROV moderno, inventado por Nikola Tesla e demonstrado em uma exibição no ano de 1898 no Madison Square Garden.
Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.


fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B4)

Questão 7

Faça uma tabela de problemas e soluções que ocorreram no desenvolvimento do robô gladiador:



PROBLEMAS
SOLUÇÕES
Chave de três posições queimou;
Trocamos por uma nova;
Roda Dianteira pesada e o carrinho não andava;
Compramos uma roda mais leve, e o carrinho andou;
Ligação dos fios;
Verificamos se as ligações estavam corretas;
Tamanho errado da base;
Cortamos por um tamanho correto;

Questão 8

Teste seu robô e descreva os resultados abaixo (teste oito de frente, oito de ré e estourar bexiga estática). Na descrição do teste coloque o tempo que você leva para executar cada tarefa:

Com o teste feito em sala, a pedido do professor, no dia 27/10, o nosso robô andou, porém, devido alguns problemas de ligação entre os fios, não conseguimos fazer com que andasse da forma certa, sendo assim, não conseguimos atingir ao objetivo de estourar as duas bexigas. Entretanto, o professor nos comunicou que como já havíamos provado que nosso robô anda, podemos participar da competição, que acontecerá dia 03/11, e com testes feitos em casa, nosso robô estourou as duas bexigas em 1minuto e 6 segundos.

Questão 9

Cite 5 conceitos físicos e descreva em que momento ele se faz presente no projeto do robô gladiador:
- Força de atrito: a superficie onde estavam andando e as rodinhas;
- Pressão: do eixo sobre as rodinhas;
- Energia mecanica: a qual faz o robo se movimentar ( energia cinética);
- Corrente elétrica: fios que estão ligados nas chaves de três posições (controle do robo),fios que estão ligados aos motores, fazendo assim, o robô andar;
-Força elástica: se dá pelo pressionamento na base feito por um elástico;

Questão 10

Utilizando seus conhecimentos de Física determine a potência de seu robô gladiador:

Primeira : delta s sobre delta t = velocidade
v=5/7 = 0,71m/s
Segunda : Ec = m (kg) vezes Velocidade ao quadrado (m/s) sobre 2
Ec = 0,18x0,71²/2 = 0,04J
Terceira : Pot = Ec sobre delta t
Pot= 0,04/7 = 0,05W

Questão 11

Conclusão:
 Com o seguinte trabalho, concluímos que para um projeto dar realmente certo é necessário da ajuda de todas as integrantes do grupo, se empenhando ao máximo, para o mesmo ter um resultado bom e digno.
Certamente, esse foi um dos projetos mais trabalhosos que realizamos durante o ano, pois,  sua  parte mecânica e elétrica demorou para entendermos como fazer, e como as deixar funcionando da melhor forma, afinal, nenhuma de nós estava acostumada com esse tipo de manutenção.
Por fim, no dia do teste, nosso robô, foi um dos três únicos da sala que andou, entretanto, não conseguimos cumprir a prova mínima de estourar duas bexigas, porém, acreditamos que iremos faze-la na próxima semana.
Com tudo, tiramos muitas lições desse trabalho, não só aprendendo conceitos físicos,  como também, aprendemos a trabalhar melhor em grupo, e enfrentar nossas dificuldades, de procurar saber  fazer algo que nunca  havíamos feito, e realiza-lo com sucesso.